Recentemente, o Facebook anunciou a criação de uma nova moeda mundial e virtual que permitirá que as pessoas façam pagamentos na rede social e no WhastApp, a Libra. Na China, uma proposta semelhante já existe onde o Alibaba e WeChat são os protagonistas. Lá, pagamentos instantâneos via smartphone já são comuns.
Aqui no Brasil, o Banco Central já anunciou que está desenvolvendo o Ecossistema de Pagamentos Instantâneos Brasileiro, cuja previsão de funcionamento pleno é para 2021.
Nesse caminho, a tradicional loja “Pernambucanas” lançou seu meio de pagamento em 30/04/2019 e em menos de 2 meses (28/06/2019) já abriu mais de 250.000 contas digitais!
Mas o que tudo isso tem a ver com Administração Digital de condomínios?
Siga com a leitura e entenda como essas transformações vão mudar, inclusive, a maneira como fazemos a gestão de condomínios!
Diferentes propostas, mesmos objetivos
Voltemos às propostas do Facebook, da China e do Banco Central do Brasil por um momento. O mais interessante é que todas elas têm alguns pontos em comum:
- Baixo custo: o custo de cada transação deverá ser próximo de zero;
- Simplicidade: todo o sistema é extremamente simples para que todos consigam executar as transações;
- Rapidez: todos os processos acontecem de forma instantânea;
- Mobilidade: as transações são acessíveis a qualquer hora, em qualquer lugar. Basta ter acesso a um smartphone;
- Oportunidade: o grande objetivo dos sistemas é abrir oportunidades para milhões de pessoas no mundo.
Com isso, todas elas exercem um impacto enorme em termos mundiais. Além de transformarem por completo a maneira como vivemos em sociedade.
Na nossa visão, a gestão de condomínios deve evoluir nessa mesma direção, seguindo o mesmo caminho, na busca de alternativas de baixo custo, alta qualidade, simplicidade, rapidez e mobilidade.
Incomodados com a falta de oportunidades de trabalho e de renda em nosso país, e vislumbrando essa demanda potencial iminente, desenvolvemos um modelo de negócios que atende aos requisitos acima e que ao mesmo tempo cria oportunidades para pessoas interessadas nesse segmento.
A administração tradicional de condomínios
A gestão de um condomínio se assemelha à gestão de uma Sociedade Anônima. Afinal, os condôminos nomeiam os integrantes do corpo diretivo (Síndico e Conselheiros) por meio de uma assembleia. E são eles que têm a missão de buscar o bem-estar dos moradores.
Aqui, o Síndico é o principal gestor do condomínio. Portanto, podemos comparar o seu papel ao de um presidente de uma Sociedade Anônima.
Para cumprir com seu papel, o Síndico deve cuidar de uma série de áreas. Entre elas, relacionamentos com os condôminos, financeiro, contabilidade, departamento de pessoal, questões jurídicas e questões relacionadas com a manutenção predial.
No entanto, há diferenças entre as Sociedades Anônimas e a gestão de condomínios. No primeiro caso, as áreas e atividades acima listadas são usualmente executadas dentro da própria empresa. Portanto, existem departamentos para cada atividade compostos por profissionais especializados.
Nos condomínios, ao contrário, montar equipes dedicadas para cada área é economicamente inviável. Assim, o caminho encontrado foi o de terceirizar o operacional para uma Administradora. Com isso, o Síndico conta com ajuda para cumprir com todas as atividades.
Como é a Administração Digital
Com a transformação digital e a evolução da tecnologia, o cenário acima já pode ser totalmente diferente.
Ao invés de terceirizar os serviços para uma Administradora, é possível que eles sejam realizados por robôs. E o melhor de tudo: com vantagens em relação ao trabalho humano.
Ao transferirmos o que é executado pela Administradora para a tecnologia, ganhamos rapidez, confiabilidade, disponibilidade e redução de custos. Dessa forma, a Administração Digital possibilita soluções mais baratas, simples e móveis – bases da transformação digital.
Sob essa ótica, a Administração Digital, permite retornar a execução dos serviços, atualmente terceirizados para as Administradoras, para o próprio condomínio, sem que isso gere qualquer sobrecarga de trabalho, uma vez que os robôs irão fazer os serviços de forma automatizada e digital.
E, por meio da tecnologia, é possível realizar essas tarefas de forma eficaz, ágil e com baixo custo. Entenda como:
Smart Process e Ecossistema Digital
Em essência, a Administração Digital permite realizar todas as atividades de gestão de condomínios no próprio condomínio sem gerar sobrecarga de trabalho. E, sempre que possível, automatizá-las.
Ainda assim, nem todas as atividades podem ser realizadas internamente ou integralmente por robôs. O RH, por exemplo, requer um especialista, assim como as questões jurídicas.
Com a Administração Digital, porém, é possível terceirizar essas especialidades também de forma digital. Com isso, o condomínio demanda a atividade, que é realizada por um terceiro, e retorna para ser finalizada no condomínio.
Para que todos os especialistas executem as atividades necessárias com eficácia, é preciso que eles façam parte de um Ecossistema Digital. Composto justamente por todos os especialistas envolvidos na gestão do condomínio.
O Ecossistema Digital é uma importante inovação que parte da economia compartilhada. Nela, todos trabalham juntos em um ecossistema comum. Com isso, é possível aumentar a colaboração, ganhar produtividade e reduzir o trabalho. Tudo com a ajuda da tecnologia.
Sendo assim, o Ecossistema Digital é muito mais do que uma mera união de diferentes partes. É preciso que tudo esteja conectado para que o trabalho seja harmônico e respeite uma sequência lógica.
Além disso, o Ecossistema Digital precisa de um “maestro” que faça a orquestração de todas as partes. E essa orquestração é feita pelo que chamamos de Smart Process, um processo inteligente e coordenado.
Como resultado, todas as atividades são realizadas por partes conectadas de forma digital. Assim, se tornam parte de algo maior, permitindo o trabalho em sinergia.
A transformação digital beneficia todo o ecossistema, e assim, abre uma série de oportunidades de empreendedorismo para todos os interessados. Criando uma relação de ganho para todos. Afinal, fica mais fácil para o condomínio encontrar profissionais capacitados. Ao mesmo tempo, os profissionais se inserem no contexto digital e conseguem divulgar suas especialidades para mais pessoas.
Seja você mesmo a sua própria Administradora Digital. Saiba como e entenda melhor em nosso site!