A gestão dos recursos humanos representa um ativo bastante importante de uma empresa. Afinal, no contexto atual de mercado que vivemos, são as habilidades das pessoas que colaboram para processos mais eficientes e produtivos.
Tenha em mente que a gestão dos recursos humanos está assumindo uma característica mais estratégica. Assim, a área está participando cada vez mais do planejamento do negócio. Ao mesmo tempo em que busca soluções para automatizar e agilizar rotinas administrativas.
Ainda assim, essa tarefa é bastante complexa. Afinal, estamos falando de lidar com pessoas com personalidades e histórias diferentes. E, especialmente quando os colaboradores são numerosos, otimizar a gestão dos recursos humanos pode ser muito desafiador.
Como fazer para motivar, melhorar a produtividade e manter quem faz a diferença por perto? Veja algumas dicas:
1 – Comece pela contratação
A gestão dos recursos humanos começa antes de a carteira de trabalho do colaborador ser assinada.
O processo de contratação é vital para garantir que as pessoas certas entrem para o time. Além disso, manter a eficácia nesse momento evita altas despesas com demissões, treinamentos e adaptação.
Para tanto, é importante que as habilidades e valores dos contratados estejam muito claros. Saiba exatamente o que a empresa precisa para definir quem essa pessoa deve ser.
Com isso, fica mais fácil de contratar quem realmente vai fazer sentido para o time. Além de as chances de manter a pessoa por mais tempo na empresa aumentarem significativamente.
2 – Trabalhe com metas claras
A condução dos colaboradores na execução de suas tarefas é outro ponto importante na gestão dos recursos humanos. Muitas vezes, a pessoa não é produtiva porque não sabe o que precisa ser feito.
Tenha em mente que cada colaborador deve ser exatamente o que é esperado dele. Assim, a ociosidade se torna menor e os desempenhos sobem.
Oriente as atividades com base em metas curtas e claras. Dessa forma, cada um saberá o que precisa ser feito naquela semana ou mês.
As metas são excelentes estímulos motivacionais, especialmente quando são curtas. Afinal, elas permitem que a pessoa visualize o resultado de seu trabalho.
Com elas, também fica mais fácil de avaliar a evolução e o desempenho das atividades. O que permite otimizar ainda mais a gestão dos recursos humanos.
3 – Conheça e treine cada membro da equipe para melhorar a gestão dos recursos humanos
As pessoas funcionam e pensam de formas diferentes. Por isso, um dos grandes desafios da gestão dos recursos humanos é aprender a lidar com as diferenças.
Tente conhecer cada pessoa, suas habilidades, histórico e forma de viver. Assim, fica mais fácil de direcionar os pontos positivos para transformá-los em mais eficiência. Além de ajudar a desenvolver melhor aquilo que ainda não está bom.
Inclusive, apostar em treinamentos constantes é uma excelente maneira de aumentar a produtividade. Assim, é possível agregar conhecimentos que faltam e também ajudar cada colaborador a se conhecer melhor.
Como resultado, cada um sabe exatamente das suas limitações e o que pode ser feito para contornar as adversidades.
4 – Mantenha a comunicação como prioridade
A comunicação confusa ou pouco eficiente é um dos grandes gargalos da gestão de recursos humanos.
Sem uma boa comunicação, as metas não ficam claras e se instaura um ambiente de desconfiança e medo. Além disso, a comunicação garante com que todos estejam alinhados e saibam para onde a empresa está caminhando.
Por isso, explore de forma adequada os canais disponíveis. E-mails, murais de recados e outros softwares internos de comunicação.
Apenas tome cuidado para que as ferramentas não causem o efeito contrário e se tornem uma distração.
5 – Dê feedbacks e valorize as conquistas: é essencial para boa gestão dos recursos humanos
Por fim, uma boa gestão de recursos humanos demanda engajamento e evolução da equipe. Para isso, além das dicas apresentadas anteriormente, é fundamental que o líder saiba conduzir as pessoas.
É importante dar feedbacks com frequência para que cada um saiba o que está fazendo bem e o que pode ser melhorado. Ao mesmo tempo, o próprio líder precisa aprender a ouvir a aceitar que ele também precisa trabalhar algumas questões.
Os feedbacks devem ser encarados e realizados de uma forma a focar no desenvolvimento. E não como broncas e chamadas de atenção.
Além disso, valorizar as conquistas individuais e da equipe faz toda a diferença para manter a motivação.
Dessa forma, você consegue obter o que há de melhor em cada pessoa. E, consequentemente, trazer isso para que a empresa ganhe em competitividade!